Área de Saúde

 

           Na entidade funciona uma clínica com finalidade exclusiva ao atendimento das pessoas com deficiência intelectual e do transtorno do espectro do autismo.

         A clínica está em um prédio anexo a APAE. Foi inaugurada em 1998, pela então Presidente Maria Conceição Barbosa Elias, com o objetivo de proporcionar melhor estrutura física para o atendimento clínico aos alunos portadores de necessidades especiais da instituição.

            A clínica é conveniada com dois programas, SERDI I e PIPA:

SERDI I - Serviço Especializado de Reabilitação em Deficiência Intelectual

 

O serviço de saúde da APAE de Alfenas está devidamente habilitado como Serviço Especializado de Reabilitação em Deficiência Intelectual, através da PORTARIA Nº. 1.404, DE 19 DE MARÇO DE 2013. Atende pessoas de todas as faixas etárias, com deficiência permanente ou temporária que comprometa a função física, neurológica e/ou sensorial, pessoas com deficiência intelectual e dos transtornos do espectro do autismo.

 

 

PIPA - Programa de Intervenção Precoce Avançado

 

O PIPA é um programa de âmbito estadual, regulamentado pela DELIBERAÇÃO CIB-SUS/MG Nº 1.404 e RESOLUÇÃO SES/MG Nº 3.685 DE 19 D E MARÇO DE 2013 para os Serviços Especializados de Reabilitação em Deficiência Intelectual (SERDI) que possua atendimento de reabilitação em deficiência intelectual para o público de 0 a 6 anos de idade.

Médicos (Neurologista, Pediatra e Psiquiatra

 

A finalidade do serviço médico é proceder tratamentos e acompanhamentos clínicos as pessoas com deficiência intelectual e do transtorno do espectro do autismo.

A clínica é composta por:

Neurologista-Dra. Guiomar, Psiquiatra-Dr. Anderson e Pediatra-Dr. Orlando
Psicólogos

 

O setor de psicologia da APAE  de Alfenas realiza seus trabalhos com atendimento individuais e com assistência às famílias com estudos de casos e plano de intervenção nas práticas clínicas e  pedagógicas.

Psicólogas: Michele, Cecília, Luciana, Cirlene e Sabrina
Fonoaudiólogos

 

O trabalho da fonoaudiologia da APAE de Alfenas visa a prevenção, avaliação, orientação/intervenção dos aspectos da linguagem(oral e escrita), da voz, da fluência da fala, da audição e funções estomatognáticas.

O desenvolvimento do trabalho ocorre em dois níveis, sendo o escolar (dentro da APAE) e o clínico (na Policlínica); sempre é realizado de forma interdisciplinar.

Fonoaudiólogos: Luana e Ronaldo
Terapeutas Ocupacionais - Iara e Gisele
Terapeutas Ocupacionais

 

A Terapia Ocupacional na APAE promove prevenção e reabilitação de pessoas de qualquer faixa etária, utilizando como instrumento de trabalho a atividade humana.  Realizam atividades lúdicas e psicomotoras, promovendo desenvolvimento neuropsicomotor, treinando/orientando em atividades de vida diária, prática e de lazer, proporcionando ao aluno, paciente, autonomia, independência e qualidade de vida.

Terapeutas Ocupacionais - Diane e Michelle
Psicopedagoga

 

A Psicopedagogia estuda os processos de aprendizagem, identificando as dificuldades e os transtornos no que tange a assimilação de conteúdos.

Realiza trabalho com avaliações e intervenções, desenvolvendo atividades de apoio psicopedagógico necessário a cada caso.

Psicopedagoga - Cleide
Fisioterapeutas

 

O setor de fisioterapia da APAE de Alfenas atua na prevenção e reabilitação motora, conforme as necessidades apresentadas pelos pacientes, assim prevendo anormalidades, contraturas e deformidades proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Fisioterapeutas: Regiane, Maísa e Mayra
Enfermeiras

 

O profissional enfermeiro na APAE de Alfenas aborda os cuidados, a prevenção e a qualidade de vida dos atentidos.

O enfermeiro tem que estar atento a todas as comunicações e expressões da criança(atendido) e dos seus pais, poderá assim, ajudá-los a tomar consciência de sua problemática, incentivando-os a examinar as possibilidades e a adequação dos recursos pessoais, familiares, sociais  e terapêuticos  disponíveis.

Enfermeira Anna Rosa, Técnica Sônia e Enfermeira Rosângela
Sala de Estimulação Sensorial

 

A Policlínica da APAE de Alfenas conta com uma sala de estimulação precoce e interação sensorial para atendimentos de fisioterapia e terapia ocupacional, recebe crianças desde os primeiros meses de vida.
A estimulação precoce em bebês prematuros ou com alguma patologia utiliza técnicas e recursos terapêuticos específicos para estimular as diversas etapas do desenvolvimento neuropsicomotor (motora, sensorial, perceptiva, proprioceptiva, linguística, cognitiva, emocional e social), reduzindo desta forma os efeitos negativos de uma história de riscos.

Fisioterapeuta Maísa
Equoterapia

 

A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo para as atividades de montaria promovendo ganhos a nível físico e psíquico dentro de uma abordagem multidisciplinar. Aborda também benefícios na área educacional motivando o aprendizado e a socialização.

A prática de equoterapia na APAE de Alfenas destina-se a pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais e transtorno do Espectro Autista, atendendo a cidade de Alfenas e municípios vizinhos.

Equitador Kleber, Psicóloga Sabrina, Fisioterapeutas Franciele e Rafael.